Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Seja bem vindo a Cianorte

Covid: Primeiro caso da variante Lambda é confirmado no Paraná
Coronavírus
Covid: Primeiro caso da variante Lambda é confirmado no Paraná
Cianorte / Coronavírus / 13-08-2021

Variante foi identificada pela primeira vez em 2020, no Peru. Primeiro diagnóstico no estado foi feito em Londrina, uma mulher não vacinada e que apresentou sintomas em julho.

O Governo do Paraná confirmou o primeiro caso da variante Lambda, que é originária do Peru, nesta sexta-feira (13). O diagnóstico foi feito em uma mulher de 38 anos, moradora de Londrina, no norte do Paraná, que não tem doenças associadas e não estava vacinada contra a doença.

De acordo com a Secretaria do Estado da Saúde, essa moradora coletou exames em 9 de julho, quatro dias depois de sentir os primeiros sintomas da doença. Ele não precisou ser internada e apresentou apenas sintomas leves, como dor de garganta, cefaleia e tosse.

À época que a moradora foi infectada, Londrina vacinava pessoas com 43 anos.

A descoberta dessa nova variante ocorreu após o sequenciamento genômico realizado pela Fiocruz, em uma amostragem aleatória encaminhada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

A variante Lambda foi identificada no Peru no final de 2020 e é considerada pela Organização Mundial da Saúde como 'variante de interesse', pois é necessário reforçar o monitoramento e cuidado.

Segundo os pesquisadores, essa variante não tem tanta virulência e transmissibilidade.Os dados sobre os sintomas mais comuns são estudados, conforme o governo.

A variante Delta é designada como 'variante de preocupação', pelo alto nível de transmissibilidade.

 

 

 

Transmissão comunitária da Delta

Além da confirmação dessa nova variante, o estado também anunciou mais dois casos confirmados da variante Delta entre as 91 amostras processadas nos últimos dias.

Um desses casos também é de uma moradora de Londrina que apresentou os sintomas no dia 4 de julho. O outro é de um homem, morador de Cascavel, no oeste do Paraná, que teve os primeiros sintomas no dia 9 de julho e coletou o exame RT-PCR no dia 13.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde e vacinação do caso de Londrina. O homem de Cascavel não tinha sido vacinado até a data da coleta do exame, e se recuperou da doença.

transmissão dessa cepa é comunitária no estado, são 56 casos confirmados e 18 mortes provocadas por essa variante.

As confirmações foram feitas em: Apucarana, Curitiba, Piên, Fernandes Pinheiro, Araucária, Piraquara, São José dos Pinhais, Mandaguari, Irati, Imbituva, Colombo, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Rolândia, Londrina e Cascavel.

Fonte: G1


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social