Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Seja bem vindo a Cianorte

Em Cianorte, PROERD inicia atividades de 2017
Noroeste
Em Cianorte, PROERD inicia atividades de 2017
Cianorte / Noroeste / 22-02-2017

Com o tema ‘Meu papel como cidadão’, programa visa a formação de 900 alunos da rede municipal

 

As aulas são dinâmicas, o ensino é preventivo e o objetivo é capacitar as crianças sobre os malefícios e consequências da opressão e do uso de entorpecentes. Estas são as principais características do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (PROERD) que, pelo quarto ano consecutivo, está sendo promovido na Capital do Vestuário, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC).  A aula que marcou o início das atividades em 2017 foi realizada na tarde da última terça-feira (21), na Escola Municipal Liomar Gomes, e contou com a participação de autoridades.

 

“Agradecemos a parceria com a Prefeitura, na pessoa do prefeito Bongiorno, essencial para a concretização deste programa em Cianorte, bem como para outras ações que reforçam a prevenção à criminalidade, como a reativação da Patrulha Escolar. Neste sentido, exaltamos também o trabalho do comandante do BPEC, tenente-coronel Ronaldo de Abreu, e desejamos um aprendizado proveitoso a todos”, destacou o 2º sargento Mazetti, lembrando que o tema norteador do PROERD este ano é ‘Meu papel como cidadão’.

 

Diante disso, a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, falou sobre a importância do programa para a formação de cidadãos conscientes. “Fazer compreender, desde a infância, os efeitos negativos do uso de drogas e da violência é incentivar o desenvolvimento de hábitos saudáveis e acreditar que podemos, por meio da educação, construir uma sociedade melhor. Por isso, o Governo Municipal faz questão de apoiar o PROERD”, afirmou.

Ao todo, o programa vai capacitar os 900 alunos dos 5º anos das 13 escolas municipais de Cianorte e dos distritos de São Lourenço e Vidigal. “Nossa missão é a de desenvolver a autoestima, a capacidade de identificação de riscos e a tomada de decisões em grupo. Cada turma terá 10 aulas e os assuntos serão trabalhados com uma apostila preparada exclusivamente para a idade das crianças e fornecida pela Prefeitura”, explicou a instrutora do PROERD, a soldado Ana Paula Mitz.

A coordenadora de programas e projetos da SMEC, Solange Barrin, o soldado da Patrulha Escolar, F. Cruz, e a diretora da Escola Municipal Liomar Gomes, Edileuza Reis, também acompanharam a aula inaugural. “É interessante destacar que, neste ano, iniciamos as atividades mais cedo, quase concomitante com o ano letivo, e a cerimônia de formatura, que reúne comunidade escolar, Polícia Militar, autoridades e familiares em uma grande celebração, está prevista para o mês de novembro”, contou Solange.

 


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social