Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Seja bem vindo a São Tomé

Natal, presente de Deus
Curiosidades
Natal, presente de Deus
São Tomé / Curiosidades / 24-12-2016

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.
(Iz 9.6).


Em um final de ano levei minhas duas filhas para a abertura das comemorações de Natal em um shopping center. Havia uma multidão de famílias naquela festividade. Confesso que minha expectativa era que pelo menos uma característica de Jesus fosse destacada. Infelizmente a celebração ao menino Jesus ficou bem longe do que esperávamos.


Os coordenadores da festa estavam comemorando o Natal, mas nem ao menos pronunciaram o nome do aniversariante e dona da festa, quanto menos ressaltaram suas características. Para decepção maior, um senhor de barba branca, roupas vermelhas e com saco cheio de caixas de presentes vazias saiu de um baú enorme, afirmando que daria presentes para todas as crianças. Mas minha filha voltou de lá frustrada, pois o “bom velhinho” prometeu e não cumpriu.
Diante das promessas não cumpridas pelo “papai-noel”, e também por tentar tomar o lugar de Jesus, passei a chama-lo de “mau velhinho”.


Vale destacar que naquele Natal até tínhamos um “bom velhinho” na decoração da casa. Quando percebi, minhas filhas o estavam considerando como o papai-noel vindo do céu. Imediatamente resolvi tirá-lo para não tomar mais o lugar que somente Jesus é devido.


O Natal tem sido esvaziado de seu conteúdo ao longo dos séculos. Coisas sem sentido e até estranhas à mensagem do Natal têm ocupado o centro do palco e retirado de cena aquele que é o dono, o sentido e a razão de ser do Natal. A figura bajulada do papai-noel é o grande astro que tem roubado a cena do Natal. Ele está presente no altar do consumismo, induzindo as pessoas a se desviarem do verdadeiro sentido do natal. Natal também não é troca de presentes e nem uma mesa lotada de comida. Natal é o presente de Deus a nós! Natal é Jesus! Devemos agradecer a Deus por sua bondade e graça. Afinal, nunca é tarde para reconhecermos o verdadeiro significado do Natal.


Precisamos fazer do Natal uma comemoração marcante à luz da Palavra de Deus. O evangelho de Mateus no seu capítulo dois nos apresenta a verdadeira celebração dos magos do Oriente no Natal de Jesus. Eles se prostram e adoram com alegria e entregam ouro, incenso e mirra.  O ouro nas culturas antigas era um presente dedicado a um Rei, com isso, os magos reconheceram que Jesus é o Rei dos reis, a suprema autoridade no céu e na terra.  O incenso, nos tempos bíblicos, era um presente para um sacerdote.

 

Os magos também reconheceram que Jesus veio ao mundo como o supremo sacerdote, o sacerdote perfeito, sem pecado, para oferecer um sacrifício perfeito, e esse sacrifício era a sua própria vida. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mas também é o Sumo Sacerdote que, na cruz, fez um único e possível sacrifício pelos nossos pecados. E por fim, os magos o ofereceram mirra. Ela era um presente que era dado a um profeta. Deus falou muitas vezes, de muitas maneiras pelos profetas. Mas, agora, nos fala pelo seu Filho.  Até Jesus, os profetas falavam em nome de Deus. Mas Jesus é o próprio Deus. Os profetas diziam: “Assim diz o Senhor”, mas Jesus diz: “Eu, porém, vos digo”. Jesus é o mensageiro e a mensagem. Jesus é o foco central da Bíblia. Ele é o próprio conteúdo da mensagem que proclama.


No Natal desse ano, o nosso “bom velhinho” não vai ficar conosco, mas ficará novamente encaixotado, sem nenhum valor. Jesus será novamente homenageado por toda minha família. Faça o mesmo você também neste Natal. Retire de sua vida e de sua casa tudo aquilo que ofusca o verdadeiro Natal de Cristo. Neste Natal leve sua família a adorar a Deus porque: “... um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

 


Referências:
KORBER. R. Presente Diário, nº 16. São Paulo: Trans Mundial, 2013.
LOPES. H.D. Mensagens Selecionadas 2. São Paulo: Hagnos, 2009.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Noticias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social