Terca-Feira, 16 de Abril de 2024

Seja bem vindo a Cianorte

Práticas pedagógicas ampliam conhecimentos sobre a cultura indígena
Cianorte
Práticas pedagógicas ampliam conhecimentos sobre a cultura indígena
Cianorte / Cianorte / 24-04-2017

Na data em que se comemora nacionalmente o Dia do Índio (19), os alunos da rede municipal de ensino retornaram aos seus lares levando na cabeça muito mais do que cocares e pinturas. Isto porque, com o objetivo de incentivar a conscientização, valorização e preservação da cultura indígena, cada centro de educação infantil e escola, a sua maneira, promoveu atividades que ampliaram a percepção das crianças acerca do índio, abordando seus modos de vida tradicionais, bem como suas transformações ao longo do tempo.

No CMEI Pequeno Príncipe, por exemplo, a culinária indígena tomou conta do cardápio da merenda, que foi composto por mandioca, milho, cereais, carne, frutas e bolo de aipim. “O objetivo foi de demonstrar o quanto a cultura indígena é a origem de diversos métodos e costumes do nosso cotidiano, inclusive, com relação aos alimentos que consumimos”, contou a diretora da instituição, Daniele Andrade. Além disso, os alunos também produziram utensílios e instrumentos musicais típicos.

            A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, elogiou as iniciativas alusivas ao Dia do Índio e destacou o quanto as datas comemorativas são propícias para se trabalhar em sala de aula, principalmente na Educação Infantil, o sentido real e não apenas a comemoração, auxiliando os alunos a interpretar e compreender o significado dos dias dedicados para relembrar eventos históricos, conquistas ou lutas que ainda estão sendo travadas.  

“Neste caso, lembramos que os povos indígenas estão presentes no Brasil desde os primórdios até a atualidade, o que faz de sua cultura muito vasta e influenciadora da nossa. Por isso, parabenizamos a todas as diretoras, educadores e professores por apostarem na formação de cidadãos conscientes de suas raízes étnico-raciais, por meio de práticas pedagógicas que envolveram, além da contribuição ancestral do índio para a formação da sociedade brasileira, a desconstrução de estereótipos e preconceitos”, afirmou a secretária.

             


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Noticias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social