Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024

Seja bem vindo a Cianorte

Promotora quer regulamentação municipal sobre o uso de narguilé
Cianorte
Promotora quer regulamentação municipal sobre o uso de narguilé
Cianorte / Cianorte / 03-06-2016

Em reunião na Câmara, promotora da Vara de Infância e Juventude, Dra. Elaine Cristina de Lima, indicou ações de proteção a crianças e adolescentes

 

O uso de narguilé, um tipo de cachimbo com água, foi pauta de uma reunião entre os vereadores e a promotora da Vara de Infância e Juventude, Dra. Elaine Cristina de Lima, na manhã da última quinta-feira (02) na Câmara Municipal. O objetivo foi discutir e elencar possíveis ações para conter o contato de crianças e adolescentes com substâncias tóxicas. Durante a reunião, foram apresentadas sugestões para regulamentar no município o aluguel, a compra e o uso do instrumento, bem como para o desenvolvimento de campanhas de conscientização.

 

De acordo com a promotora, além do consumo direto de tais substâncias por parte de crianças e adolescentes, existem as situações em que essas pessoas se enquadram como fumantes passivos, que são aqueles que não usam o aparelho, mas ingerem involuntariamente as substâncias usadas ao seu redor. “Os problemas são vários, desde a poluição tabagística ambiental, até os problemas graves de saúde que o fumante ativo ou passivo pode passar a ter, como câncer de pulmão ou de garganta, infarto, derrame etc.”, disse a Dra. Elaine, justificando a reunião que convocou.

 

Durante o encontro, a representante do Ministério Público entregou uma proposta de Projeto de Lei ao Legislativo para ser discutido e avaliado pela Casa de Leis e pela sociedade. O documento indica a proibição do uso de narguilé em locais públicos e regulamenta a venda, o aluguel e o consumo nos demais lugares. Além disso, a proposta aponta que a fiscalização deva ficar a cargo de órgãos do município, em parceria com a Polícia Militar e o Conselho Tutelar. Existe a previsão de multa para o descumprimento das medidas.

 

“De acordo com os dados apresentados pela promotora, acredito que nós, parlamentares, precisamos discutir sobre o assunto e, também, envolver a comunidade nesse debate. Para isso, precisaremos levar em consideração vários aspectos, entre eles o Lazer, a Saúde, a Educação e, no sentido geral, o bem estar da população”, comentou o presidente da Câmara, Dadá. Também participaram da reunião representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar.

 


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Noticias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social