Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024

Seja bem vindo a São Tomé

Surto de meningite viral leva à suspensão de aulas em Santa Cruz de Monte Castelo
Noroeste
Surto de meningite viral leva à suspensão de aulas em Santa Cruz de Monte Castelo
São Tomé / Noroeste / 18-10-2017

 

Um surto de meningite viral levou à suspensão das aulas nas escolas municipais e estaduais de Santa Cruz de Monte Castelo, no noroeste do Paraná, a partir desta quarta-feira (18), segundo a prefeitura.

 

A cidade tem oito casos confirmados da doença, sendo que um paciente está internado. Entre os doentes, há crianças e uma mulher grávida. Outros três casos ainda são considerados suspeitos.

Entre janeiro e setembro deste ano, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 945 casos no Paraná, sendo 588 de meningite viral. Oito pessoas morreram neste período.

De acordo com o prefeito Francisco Antônio Boni, o primeiro caso foi registrado há aproximadamente um mês e, só na última semana, uma creche da cidade teve quatro casos confirmados.

 

Santa Cruz de Monte Castelo tem 500 alunos matriculados nas quatro escolas da rede estadual de ensino, e outros 1.005 alunos nas duas escolas e nas duas creches do município.

 

As aulas estão suspensas, a princípio, até a próxima segunda-feira (23), para evitar que o vírus se espalhe. Nesse período, a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde vão avaliar se haverá necessidade de prorrogar a data de volta às aulas.

A Regional de Saúde de Paranavaí confirma o surto de meningite viral e informou que está acompanhando o caso.

 

A doença

A médica Ana Escobar explica que a meningite pode ser uma doença fatal e que dependendo do tipo, em apenas algumas horas após o início dos sintomas, adultos ou crianças podem necessitar de UTI, com quadro clínico de bastante gravidade.

A meningite bacteriana é a mais grave. A viral, segundo a médica, pode até ser tratada em casa e não requer nenhum medicamento específico. Ana Escobar acrescenta que a doença sara sozinha e, na maior parte dos casos, sem deixar sequela.

A transmissão ocorre via respiratória.

Não existe um vírus específico causador de meningite. Isto significa que um vírus que dá gripe em uma pessoa, por exemplo, pode dar meningite em outra.

 

Sintomas

Os sintomas iniciais da meningite bacteriana e viral são similares: começa com febre e uma forte dor de cabeça. Esta dor de cabeça acontece, em muitos casos, na cabeça inteira e é um dos sintomas que mais chamam a atenção – a pressão intracraniana aumenta muito. Fica difícil encostar o queixo no tórax.

Um indicativo de gravidade ocorre na bacteriana, quando pequenas bolinhas vermelho- arroxeadas aparecem pelo corpo, especialmente nos membros inferiores.

Existem vacinas contra os meningococos A, B, C, W e Y. A vacina contra o sorotipo C, que é atualmente o mais incidente, está disponível na rede pública para bebês a partir de dois meses.

A vacina contra os outros sorotipos está disponível apenas nas clínicas privadas. A vacina contra o meningococo tipo B é recente e pode também ser aplicada em bebês.

 

Veja o VÍDEO com apelo do prefeito da cidade 

 

Fonte:G1


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Noticias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social