O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) julga nesta quinta-feira, 26, o recurso da prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco (DEM) e o vice-prefeito da cidade Osvaldo Farinazzo (PSD) contra a decisão da Justiça em primeira instância que em abril cassou o mandado da democrata e do seu companheiro de chapa.
Helena e Farinazzo foram denunciados e condenados pela prática de caixa 2 durante as eleições de 2020, além de financiamento ilegal de campanha, o que na denúncia do Ministério Público Eleitoral se configurou em abuso de poder econômico.
Prefeito e vice recorreram da decisão e de acordo com a legislação, puderam aguardar o julgamento da defesa interposta no exercício do cargo. De acordo com alguns juristas ouvidos pela reportagem, a decisão teria efeito automático e a prefeita será obrigada a deixar o cargo imediatamente. No entanto, de acordo com o próprio MP Eleitoral, levando em consideração decisão desfavoráveis anteriores, o gestor público pode recorrer permanecendo no exercício do cargo até que se esgotem todos os recursos até a instância máxima da Justiça Eleitoral que é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A sessão poderá ser acompanhada em tempo real pelo site do TRE (através do Youtube)
Compartilhe com os amigos!