Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Japurá é 25° colocado na produção de vassoura no Paraná
Prefeitura em Ação
Japurá é 25° colocado na produção de vassoura no Paraná
Prefeitura em Ação / 11-11-2022

A vassoura é o mais popular utensílio doméstico de limpeza e para os produtores rurais de Japurá ela representa uma fonte de renda. A fabricação artesanal de vassouras caipiras, a partir da palha seca do sorgo-vassoura, é um meio de subsistência para pequenos produtores. Desde o plantio até chegar manufaturada na residência das pessoas é preciso muito trabalho manual.

Segundo dados do DERAL (Departamento de Economia Rural), no ano de 2021 Japurá foi o 25° colocado entre os 138 municípios que produziram a vassoura no Paraná. Para a prefeita do município Adriana Polizer, é bastante comum alguém da cidade conhecer algum produtor de vassoura, pois muitos fazem do cultivo do sorgo-vassoura sua subsistência, e assim coloca Japurá em notoriedade no cenário produtivo deste setor.

“Hoje é sexta-feira e, sexta-feira é dia da famosa e conhecida de todos nós…faxina! Importante lembrar, não vale usar a vassoura para varrer lixo ou folhas no bueiro, ok.”, comentou a prefeita Adriana Polizer de maneira descontraída.

Para cultivar um hectare de sorgo-vassoura, um homem leva 30 dias. As operações vão desde a limpeza do terreno, aração, gradagens, sulcagem, passado pelo plantio, cultivo, colheita, desgrana e enfardamento.

Depois dessa etapa é feita a limpeza das sementes, que podem ser utilizadas posteriormente para um novo plantio. Nessa etapa também é realizada a classificação do material colhido. Os ramos mais curtos são colocados no meio de uma espécie de bucha, para conferir mais resistência à vassoura, e os mais longos na parte externa dele, no que eles chamam de capa. Para formar uma vassoura são unidos 25 deles. Na sequência é utilizada uma técnica rudimentar para a amarração da vassoura. A partir disso é feita a costura das cerdas e suas extremidades são igualadas finalizando o processo.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social