Terca-Feira, 18 de Junho de 2024
Ministério das Comunicações assina acordo com o Banco do Brasil para ampliar o programa Computadores para a Inclusão
Brasil
Ministério das Comunicações assina acordo com o Banco do Brasil para ampliar o programa Computadores para a Inclusão
Brasil / 05-06-2024

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, assinaram um acordo nesta terça-feira (4) para ampliação do programa Computadores para a Inclusão. O banco irá doar equipamentos para que sejam utilizados para aumentar a capacitação de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade econômica em todo o país.
 

A iniciativa viabiliza a doação de computadores para o recondicionamento e distribuição de equipamento para pontos de inclusão digital. Durante a cerimônia, o ministro destacou a importância da doação para a conectividade dos brasileiros.
 

“Essa parceria com o Banco do Brasil é fundamental para milhares de brasileiros que vão ter acesso a esses equipamentos e ao mundo digital”, ressaltou.
 

O ministro Juscelino também reforçou que a ampliação do programa é muito especial porque vai na direção do que o presidente Lula determinou desde o início do Governo.
 

“Atuar para levar a inclusão digital, porque entendemos que quando levamos inclusão digital também levamos a inclusão social. O programa, além de ter o recondicionamento de máquinas por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores, está presente em 23 estados da Federação e a nossa meta é fazer com que os Centros estejam em todos os estados do país até o fim do ano”, afirmou.
 

A presidente do Banco do Brasil enfatizou que a doação é de fundamental importância para a sustentabilidade e inclusão digital.
 

“O exemplo de contribuição conjunta e de atuação fará diferença na vida de muitos jovens que buscam profissionalização em um mercado com tanto potencial como o da tecnologia”, disse. “Quando a gente vê programas como o CRC, que é possível entregar os equipamentos e fazer um descarte adequado dos resíduos e entregar equipamentos que serão recondicionados para inclusão digital e social, isso tangibiliza o que é ser um banco mais sustentável do mundo. Temos unidades em todos os estados da federação e com certeza todas as unidades terão parcerias com os Centros”, completou.
 

O programa Computadores para Inclusão tem como intuito apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da Inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores, que são os espaços físicos adaptados para a recuperação de equipamentos eletrônicos e para a realização de cursos e oficinas.
 

“Hoje celebramos um acordo de cooperação técnica com o Banco do Brasil para dar suporte ao nosso programa Computadores para a Inclusão. Este é um programa importantíssimo que leva a inclusão digital para os brasileiros, por meio da doação de computadores para as comunidades carentes e também para a realização de treinamentos e descarte de parte de produtos”, comentou o secretário de Telecomunicações do Ministério, Hermano Tercius.
 

Computadores para Inclusão
 

Por meio do programa, equipamentos de instituições e empresas públicas que não estão mais em condições de uso, por estarem obsoletos ou com alguma avaria, são encaminhados para Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) para serem preparados para novo uso por estudantes - majoritariamente jovens em situação de vulnerabilidade social - durante as aulas de formação profissional.
 

O Computadores para Inclusão já doou 40 mil equipamentos para 2,6 mil Pontos de Inclusão Digital em 805 municípios em todo o Brasil. Mais de 150 cursos foram oferecidos, capacitando mais de 36,4 mil alunos para a era digital.

 


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social