Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024
Energia eólica residencial ganha espaço no Ceará com nova turbina de baixo custo
Economia
Energia eólica residencial ganha espaço no Ceará com nova turbina de baixo custo
Economia / 09-09-2024

A maior parte da produção de energia eólica no Ceará é realizada em grandes usinas. No entanto, a redução do preço dos equipamentos de geração domiciliar de energia tem levado ao aumento da procura por placas solares e, agora, também por energia eólica. Uma empresa indiana lançou uma turbina eólica de baixo custo, capaz de produzir 150 kWh de energia por mês a partir da força dos ventos.

Segundo o professor Raphael Amaral, do departamento de Engenharia Elétrica da UFC, a capacidade do equipamento pode ser suficiente para suprir a demanda de uma pequena família. "Se contabilizamos uma família média de cinco pessoas, o consumo médio dessa família seria na ordem de entre 200 e 300 kWh. Essa turbina geraria em média 150 kWh, então não seria o suficiente. Mas se a gente pegar uma família, por exemplo, de no máximo três pessoas, acredito que sim seria suficiente para estar compensando todo o consumo", explicou em entrevista à rádio Jangadeiro BandNews FM 101.7.

Com preço similar ao de um smartphone de última geração, cerca de R$ 5 mil, o equipamento tem diâmetro de 3 metros e promete operação contínua. Ao investir em sua geração própria de energia, o consumidor deve se atentar para a instalação das turbinas e equipamentos. "Uma grande vantagem desse tipo de geração residencial utilizando a eólica, comparado com a solar, é que uma só turbina já equivaleria a várias placas solares", destacou o professor.

Além disso, é necessário instalar equipamentos de conversão e armazenamento da energia gerada. O consumidor também deve validar a geração da própria energia para refletir na redução da conta de luz, formalizando o processo com a distribuidora reguladora.

Compartilhe esta informação e siga nosso perfil para mais novidades em breve.

Fonte: PORTAL SERTNEWS VIA JJ

#energiaeolica #vento #energiadovento


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social