Sbado, 27 de Abril de 2024
NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES TOMAM POSSE EM SÃO TOMÉ
Comportamento
NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES TOMAM POSSE EM SÃO TOMÉ
Comportamento / 11-01-2024

Os novos conselheiros tutelares de São Tomé tomaram posse em uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, dia 10, na casa da cultura Zezinho Escudeiro. Eles foram eleitos em outubro de 2023, em uma eleição que contou com a participação de mais de 1400 eleitores do município, que escolheram entre 13 candidatos.

O evento foi conduzido pela secretária de assistência social do município, Selfa Vilela, que chamou para compor a mesa as seguintes autoridades: a presidente do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente (CMDCA), Betânia Cabreira de Souza Bortolato, o vice-prefeito Deoclécio Colauto, o popular Castelo do Gás, o vereador Paulo Raddi, a representante do E.R., Rosa Maria de Souza, o representante da igreja católica, Adilton Laguila, o popular Baixinho, o representante da igreja Batista, o pastor Edmilson, o representante da polícia militar, o soldado Matoso, e a representante dos adolescentes de São Tomé, Geovana Aparecida Correia dos Santos. Também estiveram presentes o prefeito Ocelio Leite, o primeiro suplente Ivaldo Cocci, o vereador Edson Pinheiro, o popular Mel, o soldado Lago, a imprensa João Polippo e a ex-conselheira tutelar Sueli Aparecida da Cruz.

Selfa Vilela agradeceu a presença de todos e destacou o papel do conselho tutelar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e a importância da parceria entre os diversos setores da sociedade. Ela também homenageou os ex-conselheiros tutelares, que prestaram seus serviços ao município nos últimos quatro anos.

Em seguida, cada autoridade presente fez uso da palavra, parabenizando os novos conselheiros e desejando-lhes sucesso em suas funções. Eles também ressaltaram a necessidade de união, bom senso, sabedoria, conhecimento e responsabilidade para enfrentar os desafios que se apresentam na área da infância e da juventude.

O vice-prefeito Castelo do Gás lembrou que os pais dão conselhos em casa, mas que os conselheiros tutelares têm que dar conselhos para uma comunidade inteira, o que exige muito mais preparo e dedicação. Ele disse que muitas vezes o que se aprende em casa não é o que se pode repassar e que nem sempre se pode fazer o que se quer, mas o que se deve fazer.

O representante da igreja católica, Baixinho, pediu a Deus que iluminasse a cada um dos conselheiros e que eles pudessem contar uns com os outros para fazer alguma coisa nessa parte que é tão importante e necessitada. Ele disse que se vê nas escolas os problemas que estão acontecendo e que é preciso ter força, discernimento e não querer fazer sozinho.

O representante da igreja Batista, pastor Edmilson, disse que os conselheiros não devem desanimar e que podem contar com o apoio da igreja, que deseja o bem comum de São Tomé. Ele disse que está disposto a cooperar no que for preciso e que Deus abençoe grandemente a vida deles e fortaleça nessa caminhada que iniciam agora.

A representante do E.R., Rosa Maria de Souza, disse que em nome da secretaria do desenvolvimento social e família deseja a todos os conselheiros um bom trabalho e que sejam bem-vindos à secretaria, que estará de portas abertas para recebê-los no que precisarem. Ela pediu encarecidamente que tudo que envolva o município seja feito em parceria, pois hoje não se trabalha mais sem a parceria de todos e que é importante a união de todas as secretarias, principalmente do gestor do conselho da criança e do adolescente.

A presidente do CMDCA, Betânia Cabreira de Souza Bortolato, agradeceu a presença de cada um e disse que o ano de 2023 foi desafiador, pois tiveram que organizar e conduzir a eleição dos conselheiros tutelares, mas que isso foi possível graças ao empenho e ao carinho dos membros do CMDCA, que são pessoas de diversos setores e que fazem isso de forma voluntária. Ela disse que a eleição foi realizada com êxito e que tentaram conduzir da melhor forma possível. Ela também agradeceu a cada pessoa que se dispôs a concorrer à vaga de conselheiro tutelar e sobretudo à comunidade que se dispôs a votar em uma eleição que não é oficial, mas que é muito importante para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O prefeito Ocelio Leite também fez questão de parabenizar os novos conselheiros tutelares e todos os que se candidataram a essa função tão importante não só para o município de São Tomé, mas para todos os municípios que têm o conselho tutelar. Ele disse que ficou muito feliz quando saiu a listagem dos conselheiros e que percebeu que quem fosse eleito estaria representando bem. Ele disse que é uma missão e que acha justo que seja a comunidade que escolha os conselheiros, e não o prefeito, a câmara ou algumas pessoas. Ele disse que os conselheiros têm uma grande responsabilidade, pois foram pessoas que acreditam neles que foram votar neles. Ele disse que os conselheiros têm que ter muita sabedoria, pois os seres humanos não têm o hábito de aceitar ou não aceitar alguém dizer que está errado. Ele disse que os policiais militares sabem bem disso, pois mesmo que façam uma ocorrência certa, sempre vai ter alguém que fala que eles estão errados. Ele disse que assim é no conselho tutelar, que por mais que os conselheiros tenham razão, sempre vai ter alguém dizendo que eles estão errados.

O artigo 131, do ECA define o conselho tutelar como órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Ele disse que o conselho tutelar é um órgão muito importante e que precisa do apoio de todos para cumprir sua função.

Após as falas das autoridades, os novos conselheiros tutelares foram chamados para receber seus diplomas e fazer o juramento de cumprir fielmente suas atribuições. Eles também assinaram o termo de posse e receberam as chaves do carro e do prédio do conselho tutelar. Os novos conselheiros tutelares de São Tomé são: Maria Aparecida Olibi Ferreira dos Santos, José Maria Manzotti, Dulcinéia Rodrigues da Silva, Ismael Natalicio de Piza e Rosa Aparecida Queiroz. O primeiro suplente é Ivaldo Cocci.

Os novos conselheiros tutelares já começaram a atender as demandas da população e estão à disposição para receber as denúncias, orientações e encaminhamentos relacionados aos direitos das crianças e dos adolescentes. O conselho tutelar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Normindo José dos Santos, número 65 ao lado do deposito São Tome. Telefone: (44)3607-1391 Celular: (44)99139-3235


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social