Na última sexta-feira (07), um evento foi realizado na assistência social de São Tomé. Os principais temas abordados foram principalmente com cuidados do câncer de mama e colo do útero.
“O diagnóstico da saúde não começa lá no postinho de saúde ele começa em casa, todo mês depois da menstruação na hora do banho a mulher deve tocar o seio e as axilas. Porque que tem que ser depois da menstruação? Porque durante a menstruação pode ocorrer nódulos, pode dar um monte de coisa e atrapalhar o diagnóstico.”, disse o Dr. Michel.
Ainda durante sua fala, o doutor mencionou outro ponto importante que é cuidado com a alimentação. “A gente ficou preguiçoso, queremos comprar tudo pronto e isso não pode, nós temos que adotar a regra do pare de desembrulhar as coisas e comece a descascar as coisas.”, completou ele. Também é preciso ficar atento ao xixi escuro é porque tá bebendo pouca água, cigarro pode ocasionar câncer de mama e colo do útero, e o álcool que deixa todo o corpo inflamado.
Um dado interessante é que mulheres que amamentaram por 2 anos diminuíram as chances de desencadear a doença, e não tiveram câncer de mamã, segundo o Dr. Michel.
A chefe da secretaria de assistência social, Selfa Vilela, ressaltou a importância das reuniões durante o mês de outubro que servem para orientar e alertar as mulheres sobres os cuidados com a saúde, uma campanha conscientização.
A Secretaria de Saúde de São Tomé vai disponibilizar em sua unidade atendimento especial para as mulheres durante o mês de outubro, sendo os atendimentos de segunda a sexta-feira. Nas tardes de segunda e terça-feira e na quinta após as 17hs, será para atender mulheres que eventualmente estejam trabalhando e não consigam ir no horário comercial. Na quarta e nas sextas-feiras o atendimento começará a partir das 07 horas.
Vale ressaltar que durante este mês de campanha do Outubro Rosa está disponível mamografias para mulheres acima de 40 anos.
Compartilhe com os amigos!