Com estatuto social e sede, organização deverá estar ativa em meados de julho para participar de programas governamentais de aquisição de alimentos
Um grande passo em prol da criação da Cooperativa de Produtores Familiares dos Municípios da Amenorte foi dado na manhã desta terça-feira (17). Isto porque, em reunião realizada em Cianorte, os agricultores que integrarão a iniciativa, técnicos da área e as autoridades políticas das 11 cidades da microrregião puderam conhecer a futura sede da organização e também o seu estatuto social. Com a cooperativa, os produtores locais poderão participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em âmbitos estadual e municipal, e do Compra Direta Paraná.
“Temos importantes mercados de comercialização para os produtores familiares da Amenorte, que acabam sendo preenchidos por cooperativas distantes. Foi pensando nisso que nos mobilizamos. Este trabalho teve início em setembro de 2021, com reuniões de apresentação sobre a importância da cooperativa. Depois fizemos o cadastro dos interessados em participar. Então, organizamos um grupo de trabalho, que em nove oficinas construiu coletivamente o estatuto. Nosso próximo passo será a convocação de uma assembleia para a eleição dos conselhos Administrativo e Fiscal. A previsão é que em julho a organização já esteja em pleno funcionamento”, explicou o técnico do escritório regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Sidney Aurélio Valeriano Ramos.
“É uma iniciativa maravilhosa e necessária, pois o homem do campo muitas vezes tem acesso à assistência técnica, a maquinários, mas acaba sendo prejudicado na hora de comercializar sua produção. Poder participar de programas como o PNAE e o Compra Direta é a garantia da venda de seus produtos a um preço justo”, defendeu o presidente da Amenorte e prefeito de Tapejara, Rodrigo Pezão.
O prefeito anfitrião, Marco Franzato, enalteceu a iniciativa e falou sobre a importância da união dos municípios em prol do desenvolvimento do agronegócio. “Não fazemos nada sozinhos. Precisamos nos unir para chegar a algum lugar. Como gestor de Cianorte, disponibilizei este espaço, que apesar da excelente localização, precisa de investimento para poder ser utilizado. Por isso, contamos com todos os municípios para juntos fazermos a diferença nesta propriedade e nesta cooperativa, que já nasce muito forte”, afirmou, acompanhado pelo secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho.
O evento contou, ainda, com a presença dos prefeitos Juliano Trevisan Cordeiro (Indianópolis), Roberto Corredato (Rondon), Agnaldo Trevisan (São Manoel do Paraná), Henrique Domingues (Cidade Gaúcha) e Adriana Polizer (Japurá); dos vices-prefeitos João Alexandre Teixeira (Cianorte), Castelo (São Tomé), Simão Ferreira (Jussara) e Gerson Honório Pereira (Tuneiras do Oeste); dos vereadores de Cianorte Wilson Pedrão (presidente do Legislativo), Márcia Pereira e Edvaldo Estância Luana; do chefe regional da SEAB, Francisco Cascardo Neto; do gerente regional do IDR, Paulo Preto; dos presidentes de sindicatos Diener Santana (Patronal Rural) e Márcio Serenini (Trabalhadores Rurais de São Tomé); além de secretários municipais e produtores rurais que integrarão a cooperativa.
Compartilhe com os amigos!