Terca-Feira, 23 de Abril de 2024
Empresariado da Rússia pode efetivar compra da fábrica de fertilizantes da Petrobras
Guerra na Ucrânia
Empresariado da Rússia pode efetivar compra da fábrica de fertilizantes da Petrobras
Guerra na Ucrânia / 02-03-2022

Empresariado da Rússia pode efetivar compra da fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas, no estado do Mato Grosso do Sul até o final do primeiro semestre de 2022, segundo expectativas do presidente Bolsonaro

Mesmo com uma guerra em andamento envolvendo a Rússia, sem previsão para acabar, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, acredita que a Petrobras irá efetivar a venda Unidade de Fertilizantes Nitrogenados aos russos em breve.

A compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras, localizada na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, foi feita pela Acron, grupo de empresariados da Rússia. O anúncio do negócio havia sido feito ainda no começo deste mês pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A expectativa agora, segundo o presidente Bolsonaro, é que a efetivação da venda aconteça até o meio do ano.

A expectativa de Bolsonaro para que o processo da venda seja finalizado até o meio do ano entre a Petrobras e a Acron foi comentada numa entrevista do presidente do Brasil à TV Record. Assista vídeo abaixo

As obras da fábrica de fertilizantes de Três Lagoas começaram no ano de 2011 e foram paralisadas em dezembro de 2014. Na ocasião, a Petrobras havia rompido o contrato com o consórcio que vencera a licitação para a construção.

Em fevereiro de 2017, a Petrobras anunciou a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados. O objetivo da estatal era sanar as perdas financeiras e sobre a alegação de que não havia mais interesse no setor de fertilizantes. Atualmente o prejuízo já ultrapassa R$ 3,8 bilhões.

Negociação entre Petrobras e empresariado russo sobre fertilizantes acontecia há mais de cinco anos

Os russos já haviam manifestado interesse na compra da fábrica de fertilizantes desde o princípio. O que atrapalhou a negociação antes foi a dificuldade que a Rússia passou a ter na importação de gás natural que viria da Bolívia.

Durante esse período, a negociação entre os russos e a Petrobras chegou também a ser suspensa, pois o ministro do Supremo Tribunal FEderal (STF), Ricardo Lewandowski proibiu o governo de privatizar empresas estatais sem o aval do Congresso Nacional.

Depois, ao julgar o mérito da ação sobre a questão, o STF autorizou as vendas das subsidiárias que houvesse autorização do Poder Legislativo.

O assunto “fertilizantes” havia sido o principal assunto entre Jair Bolsonaro durante um encontro de mais de três horas com o presidente da Rússia Vladimir Putin no último dia 16.

 


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social