Sbado, 09 de Dezembro de 2023
Japão vai financiar a recuperação de 1 milhão de pastagens no Brasil
Agropecuária
Japão vai financiar a recuperação de 1 milhão de pastagens no Brasil
Agropecuária / 09-08-2023

Ministro Carlos Fávaro afirmou que, em 10 anos, Brasil vai converter 40 milhões de pastagens degradadas em áreas produtivas

Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) vai financiar a recuperação de 1 milhão de hectares de áreas de pastagens degradadas em áreas agricultáveis no Brasil, disse o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em entrevista à imprensa no Congresso Brasileiro do Agronegócio, realizado nesta segunda-feira (7), em São Paulo (SP). Segundo Fávaro, o acordo foi selado na semana passada, em visita ao país.

O programa de recuperação ainda deve ser definido, por regiões, mas o ministro informou que tratam-se de áreas de pastagens degradadas que podem ser convertidas em áreas de plantio de lavouras e áreas de integração em lavoura, pecuária e floresta. Na semana passada, no Japão, o ministro também tratou de mudanças nos protocolos sanitários relativos à gripe aviária e, nos próximos 15 dias, novas regras devem ser publicadas.

“O Japão tem como regra básica suspender as importações de um país quando ocorrem casos de gripe aviária, mesmo em galinhas caipiras. O que solicitamos, e o governo do Japão, acatou nosso pedido, é que as análises sejam feitas por município, a exemplo do Reino Unido”.

Os Emirados Árabes também assinaram, na semana passada, um acordo para recuperar pastagens degradadas no Brasil. 

O ministro Carlos Fávaro completou dizendo que pretende selar mais acordos para a recuperação de áreas degradadas, de modo que, nos próximos 10 anos, o país tenha condições de converter cerca de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas em áreas apropriadas para atividades agrícolas. “Podemos avançar em torno de dois milhões de hectares ao ano e, com o programa de financiamento e cooperação internacional, essa expansão vai ser mais expressiva. Vamos duplicar tudo”.

overlay-clever


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Noticias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social