O Paraná se destaca pela diversidade e pela qualidade da sua produção agropecuária. Em 2022, o Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) do Estado foi de R$ 191,7 bilhões, sendo que 34 municípios ultrapassaram a marca de R$ 1 bilhão cada um1. Esse número representa um aumento de nove municípios em relação a 2021, quando 25 cidades entraram para o chamado Clube do Bilhão.
Os municípios bilionários estão distribuídos em diversas regiões do Estado e têm como principais atividades a soja, o milho, o leite, a avicultura, a suinocultura e a silvicultura2. Entre os novos integrantes do grupo estão Pinhão, Astorga, Pitanga, Pato Branco, Irati, General Carneiro, Medianeira, Mangueirinha e Missal. Eles se juntam a Toledo, Castro, Cascavel, Guarapuava, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Tibagi, Dois Vizinhos, Carambeí, Palotina, São Miguel do Iguaçu, Ubiratã, Piraí do Sul, Nova Aurora, Palmeira, Lapa, Londrina, Francisco Beltrão, Arapoti, Cianorte, Ponta Grossa, Prudentópolis e Cafelândia3.
O levantamento do VBP paranaense é um dos mais completos do País e abrange cerca de 350 culturas4. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que os números refletem a terra fértil e os agricultores criativos e trabalhadores do Paraná. “Não esperamos pelo futuro, o construímos agora”, afirmou.
Clique aqui e veja a lista completa dos municípios
Compartilhe com os amigos!