Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024
Pesquisa aponta exercício que dá mais resultado em menos tempo
Comportamento
Pesquisa aponta exercício que dá mais resultado em menos tempo
Comportamento / 28-12-2022

Há quem diga que não existem atalhos para aumentar a massa muscular. Porém, pesquisadores ligados a Universidade Edith Cowan, da Austrália, descobriram qual abordagem de exercícios é capaz de exigir menos tempo para apresentar resultados. A análise foi publicada no Jornal Europeu de Fisiologia Aplicada.

O estudo analisou três tipos de exercícios: os excêntricos – que envolvem o alongamento de músculos; os concêntricos – que visam o encurtamento de músculos; e os concêntricos e excêntricos juntos, no qual se alternam as duas maneiras de ativação da musculatura.

As contrações musculares concêntricas – como, por exemplo, a rosca com halteres – contribuíram pouco para os efeitos imediatos do treinamento. Já as ações musculares excêntricas, como a prancha, alcançaram os mesmos resultados que os concêntricos e excêntricos, embora a técnica leve metade do tempo para ser executada.

Metodologia

O estudo foi realizado com base em quatro grupos de pessoas:

  • 14 pessoas fazendo exercícios concêntricos;
  • 14 pessoas fazendo exercícios excêntricos;
  • 14 pessoas fazendo exercícios concêntricos e excêntricos;
  • 11 pessoas sem nenhum exercício.

O treino foi executado duas vezes por semana durante cinco semanas, com 3 séries de 10 repetições a cada vez.

“Sabemos que apenas uma contração muscular excêntrica por dia pode aumentar a força muscular se for realizada cinco dias por semana. Mas a contração muscular concêntrica não fornece tal efeito”, afirmou Ken Nosaka, um dos principais autores do estudo, em nota de divulgação sobre o trabalho.

Esforço

O pesquisador recomenda ainda exercícios simples sem halteres. Segundo ele, as séries podem incluir abaixar-se lentamente em uma cadeira ou colocar as mãos na parede à frente e inclinar-se lentamente enquanto os braços se dobram.

Os exercícios excêntricos fornecem mais estímulos às fibras musculares em troca do mesmo esforço ou até menos. No entanto, uma limitação do trabalho é que o estudo envolvia apenas adultos com experiência mínima em treinamento com pesos.

O pesquisador defende que não é necessário passar horas na academia todas as semanas para fortalecer músculos e melhorar o condicionamento físico. “O treinamento com foco excêntrico pode permitir que as pessoas gastem seu tempo se exercitando com mais eficiência”, diz Nosaka.

Com informações do Metropole


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social