Sbado, 27 de Abril de 2024
Um pouco da história da atriz  Aracy Balabanian, ícone da TV brasileira
TV
Um pouco da história da atriz Aracy Balabanian, ícone da TV brasileira
TV / 08-08-2023

A atriz Aracy Balabanian, conhecida por papéis marcantes na televisão brasileira, como a Dona Armênia de “Rainha da Sucata” e a Cassandra de “Sai de Baixo”, morreu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio, fazendo um tratamento contra um câncer no pulmão desde o fim do ano passado1.

Aracy nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 1940, filha de imigrantes armênios. Começou sua carreira no teatro, em 1963, na peça “A Escada”, ao lado de Tônia Carrero e Paulo Autran. Na TV, estreou em 1965, na novela “A Cor de Sua Pele”, da TV Tupi. Em seguida, foi para a TV Excelsior, onde fez sucesso com “Redenção” e “Legião dos Esquecidos”.

Em 1968, foi contratada pela TV Globo, onde permaneceu por mais de 50 anos. Na emissora, participou de novelas como “Selva de Pedra”, “O Astro”, “Guerra dos Sexos”, “Rainha da Sucata”, “A Próxima Vítima”, “Belíssima” e “Caminho das Índias”. Seu último trabalho na TV foi em 2019, na série “Aruanas”.

Aracy também se destacou em programas humorísticos, como “TV Pirata”, “Sai de Baixo” e “Toma Lá Dá Cá”. No cinema, atuou em filmes como “Pixote - A Lei do Mais Fraco”, “O Casamento dos Trapalhões” e “Sai de Baixo - O Filme”.

A atriz recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, como o Troféu Imprensa, o Prêmio Contigo!, o Prêmio Extra de Televisão e o Prêmio Shell de Teatro. Em 2017, foi homenageada pelo Prêmio do Humor Brasileiro.

Aracy Balabanian era considerada uma das atrizes mais queridas e respeitadas do Brasil. Ela deixou um legado de talento, carisma e humor para as gerações futuras. Sua morte causou comoção entre colegas de profissão, amigos e fãs, que prestaram homenagens nas redes sociais.

O velório da atriz aconteceu na tarde desta segunda-feira (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Ela foi sepultada às 16h30, sob aplausos e emoção.

Fontes: G1, Observatório dos Famosos, Correio Braziliense.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social