Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Seja bem vindo a Cianorte

Vereadores cobram ampliação da rede de esgoto no município
Câmara municipal de Cianorte
Vereadores cobram ampliação da rede de esgoto no município

Além das reivindicações, reunião com representantes da Sanepar foi marcada por esclarecimentos e previsões de investimentos no município

Quase seis meses após a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) na Câmara Municipal de Cianorte, representantes da Sanepar estiveram reunidos com membros da mesa diretora da Casa de Leis para expor previsões de investimentos e responder a questionamentos dos parlamentares sobre obras para diferentes bairros, principalmente em relação à ampliação do sistema de tratamento de esgotos,conforme prevê o documento.

 

Na ocasião, o presidente do Legislativo, vereador Dadá, e o primeiro secretário, Silvio Fernandes, tiveram dúvidas esclarecidas e fizeram cobranças que partiram da população cianortense para melhorar os serviços prestados pela estatal. O objetivo é acompanhar as ações da companhia e da Prefeitura para que as metas previstas no documento sejam alcançadas.

 

“Os serviços prestados pela Sanepar representam necessidades básicas da população. É por isso que nós, enquanto representantes do povo, precisamos estar atentos e fazer as cobranças necessárias. Tudo em nome da qualidade de vida dos cianortenses”, comentou o presidente Dadá. “Sabemos de quão sério é o trabalho da companhia e do forte vínculo que mantém com o município, mas precisamos estar representando as comunidades dos diferentes bairros na defesa dos interesses de todos”, completou o vereador Silvio Fernandes.

 

O grande destaque da reunião foi a necessária ampliação da rede de esgoto no município, que atualmente atende a aproximadamente 65,17% dos bairros. O parâmetro que mede esse atendimento, o Iarce (Índice de Atendimento com Rede Coletora de Esgoto) deve chegar a 80% no começo da próxima década e a 90% na metade dela. Contudo, os vereadores estão cobrando do órgão a ampliação urgente em alguns pontos da cidade.

 

Os representantes da Sanepar registraram que algumas ações já estão em execução e vão permitir que alguns bairros tenham a infraestrutura melhorada ainda neste ano, entre eles o Beatriz Guimarães, Céu Azul, Tropical e São Francisco. “As obras nessas regiões devem ser concluídas até outubro deste ano, totalizando 650 ligações de esgoto”, explicou o gerente regional da Sanepar, Eduardo Kawassaki. “Com essas ligações,  a cobertura de esgoto no município vai chegar a 67,56%”, disse o coordenador de clientes da companhia, José Aparecido Fogaça.

 

Para as regiões do Cianortinho e do Conjunto Pedro Moreira, a companhia firmou o compromisso de realizar nos próximos dias um levantamento e apontar as obras possíveis em benefício da população. A região da zona 4 deve receber uma estação de tratamento e o Jardim Universitário uma estação elevatória. Também participaram da reunião o coordenador industrial da Sanepar, Ismael Vasques, e gestor operacional Márcio Santos da Silva.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social