Quarta-Feira, 08 de Dezembro de 2021

Seja bem vindo a Cianorte

Vídeo: Imagens mostram avanço do vulcão em moradias
Mundo
Vídeo: Imagens mostram avanço do vulcão em moradias
Cianorte / Mundo / 20-09-2021

Erupção do Cumbre Vieja na Ilha Canária de Lá Palma, na Espanha.

vulcão de La Palma, o primeiro a entrar em erupção na Espanha desde o Teneguía (também em La Palma), em 1971, mantém de prontidão essa ilha do arquipélago das Canárias, um dia depois de ele começar a cuspir fogo e cinza. A frente de lava que ele expulsa, com uma altura média de seis metros (equivalente a uma casa de dois andares), avança a 700 metros por hora e já arrasa imóveis, lavouras e infraestruturas à sua passagem por localidades como Tacande e El Paraíso (município de El Paso).

Até o momento, a erupção do vulcão no município de El Paso não provocou vítimas, mas deixou quase 5.000 desabrigados. A situação na região vai se tornando “desoladora”, segundo relatou o presidente do Cabildo (administração da ilha), Mariano Hernández Zapata, porque a lava “literalmente engole moradias, infraestruturas e lavouras que vai encontrando em seu caminho até a costa do vale de Aridane”.

“Toda a Espanha está com La Palma”, afirmou nesta segunda-feira o presidente do Governo (primeiro-ministro) espanhol, Pedro Sánchez, em um pronunciamento ao lado do seu ministro de Interior, Fernando Grande-Marlaska, e do chefe do governo regional das ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres, na sede do Cabildo da ilha Gran Canária. “Esta erupção não vai fazer ninguém ser deixado para trás, que fiquem danificadas do ponto de vista econômico, independentemente de haver questões irreparáveis, como é a perda de lares com toda a carga emocional, não só material, que isso implica”, acrescentou Sánchez. Salientou que “todos os recursos do Estado” estão à disposição da população da ilha de La Palma, localizada a cerca de 450 quilômetros da costa africana. O presidente canário, por sua vez, disse que provavelmente a língua de lava chegará ao mar ainda nesta segunda-feira, e que o vulcão já expeliu mais de 20.000 toneladas de dióxido de enxofre. O fato de não haver vento permite que se mantenha a atividade aeroportuária na ilha.

Curta ou Siga: nossa pagina 

Fonte: El país 


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário