Medida foi combinada no último encontro entre os representantes russos e ucranianos e começou a valer a partir das 10h, no horário da Ucrânia (5h, no horário de Brasília)
A Rússia anunciou, na manhã deste sábado, 05, um "cessar-fogo parcial" para abrir corredores humanitários nas cidades de Mariupol e Volnovakha. A medida foi combinada no último encontro entre os representantes russos e ucranianos e começou a valer a partir das 10 horas, no horário da Ucrânia (5h, no horário de Brasília). Os civis poderão seguir em direção à cidade de Zaporija entre 11h e 16h.
Este é o primeiro cessar-fogo desde o início do conflito, que começou há 10 dias. Como a região de Mariupol está sem água e sem energia elétrica, o corredor humanitário também vai servir para a chegada de alimentos e medicamentos.
A conversa entre Putin e Scholz aconteceu na sexta-feira, 04, por telefone. Logo em seguida, a chancelaria alemã fez o anúncio.
Um assessor ucraniano que participou da segunda rodada de negociações disse, pelas redes sociais, que a Ucrânia não alcançou os resultados que precisava, apesar da manutenção dos corredores humanitários.
Antes da reunião, o mesmo assessor disse que os objetivos do encontro seriam um cessar-fogo imediato, armistício – quando um acordo suspende, temporariamente, hostilidades entre os lados envolvidos numa guerra – e a preservação de corredores humanitários para a evacuação de civis.
Vídeo: Conheça Volodymyr Zelensky, ex-ator e presidente da Ucrânia