Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024
Bolsonaro sinaliza que Braga Netto será seu vice nas eleições de 2022
Eleições 2022
Bolsonaro sinaliza que Braga Netto será seu vice nas eleições de 2022
Eleições 2022 / 21-03-2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou que seu companheiro de chapa nas eleições de 2022 será o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto. Em entrevista à Rádio Jovem Pan nesta segunda-feira (21), Bolsonaro falou que seu vice será um mineiro que está na lista dos ministros que deixarão seus cargos para disputar as eleições de 2 de outubro e que "fez escola militar".

"Devemos ter um vice que demonstre à população que não é um vice pra ajudar a ganhar a eleição. É um vice pra ajudar a governar o Brasil", destacou Bolsonaro, salientando pressões que o ocupante da cadeira da Presidência sofre. O presidente também apontou que quer um vice "que não tenha ambições de assumir a minha cadeira ao longo de um mandato". "Por isso, posso adiantar para vocês que... o vice é de Minas Gerais", afirmou o presidente sem informar o nome de Braga Netto, que nasceu em Belo Horizonte – o único ministro oriundo da capital mineira.

Bolsonaro disse ainda que o atual vice, Hamilton Mourão, disputará uma vaga no Senado pelo estado do Rio Grande do Sul, e que terá seu apoio.

O ministro da Defesa já era um dos mais cotados para disputar como vice-presidente ao lado de Bolsonaro desde o ano passado. O perfil discreto e a proximidade com o presidente estão entre os fatores que o levaram ser escolhido.


VEJA TAMBÉM:
Reforma ministerial à vista: quem sai para disputar as eleições e quem deve entrar
Qual é a estratégia de Bolsonaro para diminuir a rejeição junto ao eleitorado feminino
Quem é o general Braga Netto
O presidente e o ministro se conheceram nos tempos de graduação na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Bolsonaro se graduou na turma de 1977 e Braga Netto na turma de 1978. No governo, interlocutores asseguram que ambos mantêm uma boa e próxima relação e entendem que tal alinhamento seja esse um dos motivos que o presidente procure.

General da reserva, Braga Netto, 64 anos, entrou no governo Bolsonaro em fevereiro de 2020 para assumir a Casa Civil, uma pasta estratégica que naquele momento era ocupada por Onyx Lorenzoni (PL-RS; na época era filiado ao DEM). Pouco mais de um ano depois, em março de 2021, substituiu Fernando Azevedo e Silva no Ministério da Defesa.


Braga Netto também ocupou posições importantes nas Forças Armadas. Em 2015 e 2016 foi comandante da 1º Região Militar (que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo) e nos anos seguintes assumiu o Comando Militar do Leste. Em 2018, durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), foi interventor federal na Área de Segurança Pública no estado do Rio de Janeiro. Posteriormente, foi nomeado chefe do Estado-Maior do Exército, posição que ocupou entre 2019 e 2020.


Fonte: Gazeta do Povo


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social