Mais três frigoríficos paranaenses estão habilitadores a vender carne de frango para China, de acordo com o comunicado da GACC (órgão de sanidade chinês) enviado nesta segunda-feira (9) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em todo o país, foram mais 25 empresas habilitadas entre carne bovina, de frango, suína e asinino. Com isso, o número de plantas habilitadas no Brasil passa de 64 para 89.
Os frigoríficos paranaenses são: Coasul Cooperativa agroindustrial, em São João, na região sudoeste; Gonçalves e Tortola S.A, Paraíso do Norte, no noroeste; e Granjeiro Alimentos Ltda, em Rolândia, no norte central. As empresas já podem exportar imediatamente.
Segundo o Mapa, as negociações foram conduzidas pela pasta e pela Embaixada do Brasil na China. O país asiático já é o principal destino dos embarques brasileiros de carnes.
Dos novos estabelecimentos brasileiros habilitados, 17 são produtores de carne bovina, seis de frango, um de suíno e um de asinino.
NEGOCIAÇÕES
No ano passado, o Mapa pediu à China a habilitação de 78 novos frigoríficos. As negociações foram conduzidas pelo Mapa, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Embaixada do Brasil na China.
Os chineses estão enviaram ao Brasil uma missão sanitária que auditou 11 plantas, com resultados negativos. Com isso, a demanda brasileira caiu para 34 unidades, consideradas as que têm mais chances de serem habilitadas por Pequim.
Compartilhe com os amigos!