Terca-Feira, 18 de Junho de 2024
Cianorte campus do IFPR que irá atender toda Amenorte, diz Zeca Dirceu
Educação
Cianorte campus do IFPR que irá atender toda Amenorte, diz Zeca Dirceu
Educação / 12-03-2024

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) confirmou que Cianorte está entre as cinco cidades paranaenses anunciadas nesta terça-feira, 12, pelo Ministério da Educação (MEC) para receber os novos campus do Instituto Federal da Educação (IFPR). O IFPR irá atender uma população de quase 200 mil habitantes que compõem os 12 municípios da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste). "Trabalhamos com afinco para a inclusão de Cianorte nesta primeira lista de cidades selecionadas. Já estamos trabalhando para ampliar o número dos campus do IFPR nos municípios paranaenses", disse.

O presidente da Amenorte e prefeito de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevisan, disse que o Instituto com certeza irá mudar o rumo de todas as cidades da região. "Queremos agradecer ao deputado Zeca Dirceu pelo seu empenho e dedicação ao trazer este IFPR, ensino de qualidade e gratuito. Nossos filhos poderão ficar na região, estudando, se preparando para criar o desenvolvimento dessa região tão próspera do Paraná", afirmou Trevisan. 

De acordo com o prefeito de Cianorte, Marco Franzato (PSD), essa iniciativa promoverá oportunidades de qualificação e crescimento para a comunidade. "A vinda do Instituto Federal para Cianorte trará inúmeros benefícios para a cidade e região. A oferta de cursos técnicos e superiores, fomento à pesquisa e inovação contribuirá para o desenvolvimento educacional e econômico local", disse. 
 
O MEC selecionou ainda Cambé, Maringá, Araucária e Toledo para receberem novos campus. Atualmente, segundo Zeca Dirceu, o estado conta com 20 campus do Instituto Federal do Paraná que atendem 29 cidades, com mais de 29 mil estudantes matriculados em 310 cursos. O deputado explicou a importância da implantação de um campus do IFPR em Cianorte, um importante polo de confecções do Brasil localizado no noroeste do Paraná. 

"É uma região de 12 cidades com mais de 154 mil habitantes, por isso é de extrema importância investir na formação técnica e profissionalizante dos jovens e abrir novas oportunidades para os moradores das demais idades", disse o deputado, titular da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados.

Empenho
Nos últimos meses, o deputado se reuniu várias vezes com o ministro Camilo Santana (Educação) e com técnicos do MEC, onde destacou a importância da implantação do IFPR em Cianorte e mais outras 19 cidades do Paraná. "A proposta do presidente Lula é criar cerca de 100 novos institutos federais", explicou.

Zeca Dirceu também se reuniu com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira. Além da expansão das unidades dedicadas à formação de tecnólogos e profissionais, o deputado também solicitou a autonomia dos seis campus classificados como avançados no Paraná. 

"A criação e a emancipação dos campi garantem maior investimento na educação do interior do Paraná, uma demanda dos profissionais da educação e dos estudantes que lutamos para conseguir e agora já garantimos", reiterou.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social