Várias autoridades participaram na quarta-feira, 21, em Japurá, do lançamento do Programa Compra Direta. A prefeitura da cidade foi a primeira do Paraná a passar a receber os produtos destinados pelo Programa Compra Direta Paraná. Além da prefeita Adriana Polizer, também estavam presentes o deputado estadual Do Carmo, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Marcio Nunes, o chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Francisco Cascardo, e o assessor especial da Casa Civil, Sérgio Pereira.
Nos dez primeiros meses do programa, 353 famílias em situação de vulnerabilidade social serão atendidas em Japurá.
Os produtos da agricultura familiar chegam à prefeitura através de cooperativas e associações com pelo menos 50% dos seus produtores integrantes da agricultura familiar. Em Japurá, serão três cooperativas que semanalmente farão a ponte entre os produtores e o município.
De acordo com a prefeita Adriana Polizer, a seleção e distribuição dos alimentos será realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. A equipe formada pela nutricionista Andréia Fadoni, pela coordenadora Aline Marochio, e a secretária da assistência social, Beatriz Scoqui vão coordenar o programa. As famílias beneficiadas foram escolhidas através de um cadastro e avaliação.
O programa Compra Direta Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado que visa adquirir, de forma emergencial, gêneros alimentícios da cooperativa ou associação da agricultura familiar destinando diretamente ao atendimento da rede socioassistencial do estado, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e hospitais filantrópicos, entre outros.
O Estado destinou ao programa Compra Direta Paraná o valor de R$ 27 milhões, recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza.
Fonte: gruppojn.com
Compartilhe com os amigos!