Segunda-Feira, 17 de Junho de 2024
Governo do Paraná apresenta propostas do Plano Safra 24/25 ao Mapa
Paraná
Governo do Paraná apresenta propostas do Plano Safra 24/25 ao Mapa
Paraná / 25-03-2024

A Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) realizou um encontro para alinhar os recursos destinados ao próximo ano agrícola. No evento, líderes e representantes do setor agropecuário levantaram as principais pautas a serem consideradas na elaboração do Plano Safra 24/25.

Entre as demandas discutidas estão o seguro agrícola, a redução de juros nos principais programas de investimento, além do aumento dos recursos obrigatórios e da poupança. Os líderes agropecuários paranaenses colocaram como prioridade a construção e reforma de armazéns, propondo um significativo aumento no montante de recursos e no limite de crédito para esse fim.

O Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller, defendeu a equalização de juros pelo Tesouro Nacional, destacando que a disponibilização de mais recursos para os programas de armazenamento é uma das prioridades do governo. Geller ressaltou a necessidade de construir soluções para viabilizar o acesso a recursos e taxas de juros adequadas para o setor.

Quanto ao pacote de socorro para os produtores rurais, Geller anunciou que nos próximos dias o ministro Carlos Fávaro deve anunciar a repactuação para investimentos. Enquanto isso, a Ocepar avalia que, no ano agrícola 23/24, o volume de recursos atendeu às expectativas, mas os custos com juros acima de 10% inviabilizaram alguns investimentos.

Robson Mafioletti, superintendente do Sistema Ocepar, ressaltou a importância de custos financeiros viáveis para o setor agropecuário, destacando que custos acima de 10% inviabilizam investimentos de longo prazo, cruciais para a produção de alimentos.

Compartilhar essa notícia


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social