Terca-Feira, 18 de Junho de 2024
Quarta-feira de cinzas: o que significa e como é celebrada
Religião
Quarta-feira de cinzas: o que significa e como é celebrada
Religião / 14-02-2024

 

A quarta-feira de cinzas também marca o fim do Carnaval, a festa popular que antecede a Quaresma. No Brasil, o Carnaval é uma das maiores manifestações culturais do país, com desfiles de escolas de samba, blocos de rua, bailes e fantasias. Muitas pessoas aproveitam os dias de folia para se divertir, dançar e se expressar. No entanto, para os católicos, o Carnaval também é um momento de reflexão e contrição, pois representa a última oportunidade de pecar antes do início da Quaresma.

 

A quarta-feira de cinzas é, portanto, um dia de transição entre a alegria do Carnaval e a sobriedade da Quaresma. É um dia de lembrar que somos pó e que ao pó voltaremos, mas também de renovar a esperança na salvação oferecida por Jesus Cristo.

 

 

 

As cinzas são obtidas da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Elas simbolizam a fragilidade da vida humana e a necessidade de buscar a Deus. A cor cinza também remete ao luto e à tristeza pelos pecados cometidos.

 

A quarta-feira de cinzas não é um feriado, mas é considerada um dia de jejum e abstinência para os católicos. Isso significa que eles devem se abster de comer carne e fazer apenas uma refeição completa e duas menores ao longo do dia. O objetivo é se preparar espiritualmente para a celebração da Páscoa, a maior festa do cristianismo, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

 

 

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa no calendário cristão. Neste dia, os fiéis católicos participam de uma missa onde recebem uma cruz de cinzas na testa, como sinal de penitência, arrependimento e conversão.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social