Sbado, 27 de Abril de 2024
Vídeo; Terra Boa é uma das 27 cidades do Paraná com melhor índice de desenvolvimento sustentável
Noroeste
Vídeo; Terra Boa é uma das 27 cidades do Paraná com melhor índice de desenvolvimento sustentável
Noroeste / 14-08-2023

Terra Boa, no noroeste do Paraná, está entre as 27 cidades do estado que têm o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), uma ferramenta que mede o cumprimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A cidade ficou na 371ª posição no ranking nacional, com uma pontuação de 51,72 em um índice que vai de zero a 100.

O IDSC-BR é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, com sede em São Paulo, que avalia o desempenho dos 5.570 municípios brasileiros em relação aos 17 ODSs, que abrangem temas como erradicação da pobreza, saúde, educação, meio ambiente, igualdade de gênero e paz. Graças à ferramenta, o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030.

Terra Boa se destacou nos ODSs 6 – Água Potável e Saneamento; 8 – Trabalho Digno e Crescimento Econômico; 10 – Reduzir as Desigualdades; 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. A cidade teve um nível de desenvolvimento sustentável considerado muito alto nesses objetivos, superando a média nacional.

A cidade também é signatária do Programa Cidades Sustentáveis, uma agenda de sustentabilidade urbana que atua na sensibilização e mobilização de governos locais para a implementação de políticas públicas estruturantes, que contribuam para o enfrentamento da desigualdade social e para a construção de cidades mais justas e sustentáveis.

O programa é estruturado em 12 eixos temáticos, alinhados aos ODSs, e oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano integrado, além de mecanismos de controle social e estímulo à participação cidadã.

Com 218 municípios que já fizeram a adesão, o Paraná é o estado brasileiro com a maior participação no Programa Cidades Sustentáveis. Entre as melhores pontuadas no IDSC-BR, são signatárias do programa as cidades de Maringá, Lobato, Pinhais, Londrina, Pato Branco, Umuarama, Céu Azul, Curitiba, Toledo, Cafelândia e Cascavel.

O Governo do Paraná tem uma série de programas para incentivar os municípios a concretizarem as demandas da Agenda 2030. O Paraná é o primeiro e até agora único estado brasileiro, além do segundo da América Latina, a fazer parte de um programa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em conjunto com outras regiões e cidades de outros países (Bonn-Alemanha, Córdoba-Argentina, Flandres-Bélgica, Kitakyushu-Japão, Kópavogur-Islândia, Moscou-Rússia, sul da Dinamarca e Viken-Noruega), para acelerar a implementação dos ODSs.

O Estado também desenvolveu a Estratégia Paraná de Olho nos ODSs, que tem como foco o planejamento, a execução e o monitoramento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Várias secretarias, autarquias e empresas públicas estão envolvidas.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário


Notícias e novidades da região noroeste do Paraná JN 24 Horas

Social