Domingo, 05 de Fevereiro de 2023
Em homenagem ao saudoso Sargento Cardoso, Legislativo concede denominação à via pública
Câmara municipal de Cianorte
Em homenagem ao saudoso Sargento Cardoso, Legislativo concede denominação à via pública

O Substitutivo ao Projeto de Lei nº 078/2021-B, de autoria do vereador Thiago Fontes, foi aprovado em segundo turno de discussão na última sessão ordinária da Câmara de Cianorte, realizada nesta segunda-feira, 12. Pelo projeto fica denominada Rua João Alberto Cardoso de Lima - Sargento Cardoso - a via pública a ser implantada em áreas de terras destacadas da quadra A-17, da Zona Armazém, entre a Avenida América e a Rua Vereador Mario Ghizo Mizuta. E também, fica denominada Travessa Itá o alargamento de via a ser destacado da Quadra nº B-99-D, da Zona Armazém.

Durante a sessão no plenário, somente o vereador Rodrigo Rezende 'Enfermeiro' (PSD) esteve ausente devido estar positivado para Covid-19, conforme informou o presidente Wilson Pedrão (Republicanos). E o Substitutivo ao Projeto de Lei apresentado pelo vereador Thiago Fontes foi aprovado por todos os presentes.

O homenageado, Sargento Cardoso, em dezembro de 1989 foi nomeado instrutor do Tiro de Guerra 05/011 na cidade de Cianorte, onde residiu entre os anos de 1990 à 1996, atuando por cinco anos como instrutor chefe do Tiro de Guerra. Nesse período, participou da formação de 7 turmas de atiradores, perfazendo um total de aproximadamente 700 jovens. Como instrutor, além das funções inerentes ao serviço militar, desempenhou atividades ligadas ao serviço social do município, como campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e demais eventos. Em outubro de 2001 o Sr. João Alberto Cardoso de Lima retorna a Cianorte, estado do Paraná para fixar residência com a sua família, escolha feito devido aos aspectos positivos que a cidade dispõe, segundo ele: "o lugar ideal de se viver."

Familiares e amigos do Sargento Cardoso estiveram presentes no Plenário da Câmara de Cianorte, com o Subtenente do Corpo de Bombeiros de Cianorte, Marcel Marcus Manholi, fazendo uso da tribuna livre para fazer uma homenagem ao Sargento Cardoso. Marcel foi aluno na primeira turma do Tiro de Guerra que o Sargento comandou no município. O subtenente Marcel disse que é uma honra ele prestar tal homenagem, pois quando ele entrou no Tiro de Guerra, ele não queria continuar, queria ser expulso, era um jovem rebelde que mudou de conduta ao ser recebido e instruído pelo Sargento Cardoso, este se tornou uma referência e seguiu a carreira de bombeiro militar por influência dele. "Nestes trinta anos que eu tive salvando vidas e salvando patrimônios, cada vida que eu salvei, cada patrimônio que eu salvei, o Sargento Cardoso salvou junto comigo", disse Marcel emocionado. Ao final prestou continência em homenagem ao sargento, seguido de uma salva de palmas dos presentes.

Na presente sessão também foram votados e aprovados por unanimidade em primeiro turno os seguintes projetos do Executivo Municipal: Projeto de Lei Complementar nº 046/2022; Projeto de Lei Complementar nº 042/2022 e sua Emenda Modificativa nº 137/2022; Projeto de Lei Complementar nº 057/2022; Projeto de Lei nº 044/2022; Projeto de Lei nº 036/2022; e, Projeto de Lei Complementar nº 056/2022.


Compartilhe com os amigos!

Deixe seu comentário